Províncias

Pavilhão é construído no Lubango

Arão Martins | Lubango

Os jovens da cidade do Lubango podem contar, nos próximos tempos, com mais um espaço para os cursos de formação profissional, quando entrar em funcionamento o primeiro Pavilhão Ocupacional de Prestação de Serviços que está em construção no bairro Tchioco.

Obras do futuro Pavilhão Ocupacional de Prestação de Serviço no bairro Tchioco decorrem a um ritmo acelerado
Fotografia: Arão Martins | Lubango

O empreendimento, a cargo doMinistério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, está em construção desde 2014, numa área nobre do bairro Tchioco, arredores da cidade do Lubango.
 O centro está a ser erguido no quadro do programa do Executivo que visa dignificar as profissões, valorizar resultados e servir com qualidade à população. OPavilhão Ocupacional de Prestação de Serviços, no âmbito do modelo “Pro Trabalho” de promoção de emprego, destina-se a formar jovens nas áreas de bate-chapa, mecânica, pintura, electricidade auto e frio.
 As obras, a cargo da empresa China Jiagsun Internacional Angola LDA, estão numa fase avançada. O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, visitou o empreendimento e constatou o progresso da construção.
A construção deste primeiro Pavilhão “Pro-Trabalho” ainda não terminou, mas a sua entrada em funcionamento já está a ser aguardada com ansiedade pelos jovens do bairro do Tchioco.Henriques Paulo, morador do bairro, disse que já escolheu o Curso de Mecânica Auto, porque o parque automóvel da província está a crescer.
 O bairro do Tchioco tem merecido uma atenção especial do Governo Provincial. Alguns projectos sociais estão mesmo a aproximar serviços básicos à população.António Gantengo, também morador do Tchioco, disse ao Jornal de Angola que a construção do Centro “Pro Trabalho” dignifica as profissões e promove serviços de maior qualidade. Segundo Gantengo, os cursos anunciados são aliciantes, mas para concluir um curso e receber o certificado, é necessário muito empenho. “Vou procurar dar o meu máximo, porque pretendo trabalhar por conta próprio”, afirmou.
O administrador do bairro do Tchioco,Afonso Domingos, disse que o crescimento dos serviços no bairro Tchioco já se reflecte na qualidade de vida das populações.
 Além do Centro “Pro Trabalho” está igualmente em construção uma escola de seis salas de aula, financiada pelo Fundo de Apoio Social (FAS). A escola está pronta em Abril. Em construção está também um Pavilhão Multiúso,para dinamizar a prática do desporto no bairro e município.

Tempo

Multimédia