Províncias

Perímetro de irrigação em construção

Arão Martins | Lubango

Na Jamba, Huíla, está a ser construído pela Administração Municipal, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural de Combate à Pobreza, um perímetro de água, com seis quilómetros, destinado a irrigar cem hectares de campos agrícolas.

Administração investiu milhões de kwanzas na criação do canal que vai ajudar a produção
Fotografia: Arão Martins

Na Jamba, Huíla, está a ser construído pela Administração Municipal, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural de Combate à Pobreza, um perímetro de água, com seis quilómetros, destinado a irrigar cem hectares de campos agrícolas. A iniciativa também vai beneficiar famílias camponesas que vivem nos arredores da sede municipal. Esta é a primeira experiência desenvolvida pela Administração Municipal para diversificar a produção agrícola, disse o seu administrador, Miguel Cassela, que lembrou que a região tem potenciais hídricos fortes graças aos rios Coluí e Calonga e afluentes.
O administrador municipal declarou que o canal beneficia, numa primeira fase, cem famílias que recebem cada uma delas dez hectares que vão ser irrigados por água do canal em construção.Na Jamba faz-se a produção de sequeiro sobretudo do milho sempre dependente das chuvas para a sua maturação.
A administração municipal investiu oito milhões de kwanzas na criação do canal que vai permitir diversificar a produção agrícola sobretudo com batata, repolho, cenoura e cebola.
Na sede municipal da Jamba há dez cooperativas e 50 associações de camponeses registadas.
Parte desses camponeses beneficiaram de crédito de campanha no valor de 14 milhões de kwanzas.
O administrador municipal afirmou que dado o empenho dos camponeses, os beneficiários já estão a reembolsar os valores recebidos no quadro do programa de crédito de campanha.
O programa de Combate à Pobreza na Jamba, referiu, trouxe grandes benefícios aos munícipes que viram melhoradas as condições sociais, com a instalação de um posto saúde e escolas e distribuição de água potável.

Tempo

Multimédia