Províncias

Pólo Universitário está em construção

Arão Martins| Lubango

Um Pólo Universitário, constituído por três faculdades, começou a ser construído este ano no Dondi, município de Catchiungo, pela Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA), anunciou o secretário-geral, reverendo Augusto Tchipesse, domingo, na cidade do Lubango, durante o culto de ordenação de novos reverendos.

Augusto Tchipesse (à esquerda) momentos antes do culto de ordenação de novos reverendos da Igreja Evangélica Congregacional
Fotografia: Arão Martins| Lubango

Um Pólo Universitário, constituído por três faculdades, começou a ser construído este ano no Dondi, município de Catchiungo, pela Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA), anunciou o secretário-geral, reverendo Augusto Tchipesse, domingo, na cidade do Lubango, durante o culto de ordenação de novos reverendos. Informou que o plano da construção do Pólo Universitário do Dondi data de1914 e é efectivado agora com o apoio do Executivo e parceiros internacionais.
O reverendo anunciou que o Pólo Universitário vai ter três faculdades, dentre as quais uma de Teologia.
“Depois de um longo tempo de planificação, agora entramos no período de execução da obra, que tem uma capacidade considerável para albergar estudantes oriundos de diversas partes do país”, disse o reverendo.
A universidade nasce numa área nobre da localidade de Dondi. Augusto Tchipesse assegurou que o processo de licenciamento da obra já foi autorizado pelas autoridades.
Uma comissão está a trabalhar na selecção de prioridades e na viabilidade dos cursos a serem leccionados. Para fazer face ao investimento, a Igreja Evangélica Congregacional de Angola conta com o apoio do Executivo e parceiros.

Recuperação de equipamentos

Com a ajuda do Executivo e parceiros internacionais, mais de metade das missões estão já reabilitadas, referiu. O secretário-geral da Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA) indicou que foram já reabilitadas as missões de Camundongo, Tchilesso e Dondi.
Revelou igualmente que as obras da missão de Bunjei, situada no município de Chipindo, a leste do Lubango, estão em fase inicial.

Consagração de obreiros

A Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA) ordenou domingo, na cidade do Lubango, em culto realizado no pavilhão do complexo turístico de Nossa Senhora do Monte, nove reverendos.
O culto teve a presença do vice-governador provincial da Huíla para o sector Político e Social, José Arão Nataniel, membros do governo local, entidades eclesiásticas, representantes dos sínodos provinciais e de áreas missionárias de diferentes denominações religiosas.
O secretário-geral da Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA), reverendo Tchipesse, assegurou que os pastores vão pregar o evangelho nas províncias do Bié, Huambo, Luanda, Namibe, Benguela e Huíla. Os novos ordenados juntam-se aos 210 pastores controlados pela denominação em diversos sínodos e missões.
O vice-governador provincial da Huíla para o sector Político e Social, José Arão Nataniel, indicou que a Igreja tem sido um parceiro prestigiado do governo angolano na construção de hospitais, escolas, acções que visam o combate ao analfabetismo e desenvolvimento comunitário.

Tempo

Multimédia