Províncias

População de Tyipeio recebe alimentos

Arão Martins | Gambos

A população da localidade de Tyipeio, no município dos Gambos, recebeu, na quinta-feira, do Governo Provincial da Huíla, cerca de 15 toneladas de alimentos diversos, para minimizar os efeitos da fome provocada pela seca na região.

Constam dos alimentos entregues pelo governador da Huíla, Marcelino Tyipinge, quatro toneladas de arroz e de farinha de milho, uma tonelada de feijão, óleo e massa alimentar, sabão e conservas diversas. O soba da localidade de Tyipeio, Pedro Kakutchitua, disse que a fome afecta 1.055 pessoas na localidade. O chefe tradicional pediu ao Governo a abertura de furos de água e a construção de chimpacas e represas para o abeberamento do gado. Pedro Kakutchitua solicitou também que seja construída uma escola de seis salas e um posto médico.
O responsável da comunidade indicou que existem algumas nascentes situadas distante da localidade de Tyipeio, mas “se estas forem bem aproveitadas, os efeitos da seca são minimizados”.
O soba manifestou-se regozijado com o patrulhamento feito pela Polícia Nacional, o que fez reduzir o roubo de gado na região. Solicitou ainda a reabilitação da estrada que liga a sede comunal de Chiange à localidade de Tyipeio, numa distância de 45 quilómetros, a disponibilidade de um tractor para a lavoura e a expansão da vacinação do gado contra o carbúnculo hemático, sintomático, pneumonia e dermatite nodular para todas as localidades da região.
Em resposta, o governador Marcelino Tyipinge disse que as questões levantadas pelo soba vão ser tidas em conta, uma vez que se enquadram num projecto que visa minimizar os efeitos da seca nos Gambos.

Tempo

Multimédia