Províncias

Potencialidades da província atraem empresas argentinas

Domingos Mucuta | Lubango

Empresários argentinos vão investir, nos próximos tempos, nos sectores da agricultura e pecuária revelou na terça-feira, na cidade do Lubango, o embaixador da Argentina, Juan Caballero, no final de uma audiência com o governador provincial, Isaac dos Anjos.

A argentina quer explorar a agricultura em Angola por possuir terras ferteis para o cultivo
Fotografia: Jornal de Angola

Empresários argentinos vão investir, nos próximos tempos, nos sectores da agricultura e pecuária revelou na terça-feira, na cidade do Lubango, o embaixador da Argentina, Juan Caballero, no final de uma audiência com o governador provincial, Isaac dos Anjos.
O diplomata argentino referiu que as potencialidades agropecuárias da Huíla atraem os empresários do seu país, que pretendem criar parcerias com os operadores económicos locais.
“Estamos nesta província para facilitar os contactos e identificar áreas de cooperação. O sector da agropecuária é prioritário. A argentina tem uma ampla experiência nesse ramo e por isso queremos promover a cooperação entre os empresários”, referiu.
Para já, o diplomata está a fazer um levantamento das necessidades do sector produtivo para, posteriormente, promover um encontro de intercâmbio entre investidores argentinos e angolanos, no sentido de facilitar a troca de experiência e estimular a competitividades das empresas huilanas.
Considerando as exportações da argentina para Angola “modestas”, sublinhou o empenho da missão diplomática do seu país em incrementá-las, sobretudo nos domínios alimentar e tecnológico. Do seu ponto de vista, a presença dos empresários argentinos no sector produtivo pode contribuir para a diversificação da economia angolana e a formação dos recursos humanos para, a médio e longo prazo, adquirirem competências.
“Angola é um país que regista uma das mais altas taxas de crescimento económico de África e do Mundo, em particular.  Actualmente, apresenta condições favoráveis e atractivas de investimento estrangeiro”, reconheceu.
O presidente da Câmara de Comércio e Indústria da província da  Huíla, Ventura Hatewa, sublinhou a importância da visita do embaixador do país sul-americano, tendo proporcionando aos empresários locais a oportunidade de interagirem com o diplomata para incentivar a cooperação.
A visita abre boas perspectivas para assinaturas de protocolos de cooperação entre os empresários huilanos e argentinos nos ramos da agricultura, pecuária, comércio e indústria.
“A Argentina é uma potência quer em termos de agricultura quer agroindustrial e esta é uma soberana oportunidade de os empresários interagirem directamente com o diplomata e apresentarem eventuais dúvidas, o que é sempre uma vantagem no mundo dos negócios”, reconheceu Ventura Hatewa.

Tempo

Multimédia