Províncias

Povoação do Rio Unene com novo posto de saúde

Domingos Mucuata | Lubango

Os serviços sanitários aos mais de 2.300 habitantes da povoação do Rio Unene, comuna da Huíla, melhoraram com entrada em funcionamento de mais um posto de saúde, cuja instalação foi financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural e Comabate à Pobreza.

No passado os habitantes recorriam a tratamento tradicional por falta de centro
Fotografia: Arimateia Baptista | Lubango

Inaugurada pelo governador da Huíla, João Marcelino Tyipingue, a unidade sanitária foi financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, com vista a expandir a rede hospitalar para o interior do município.
O Posto de saúde, orçado em cerca de dez milhões de kwanzas, inaugurado pelo governador provincial, João Marcelino Tyipingue, com áreas de consultas gerais, pré-natais, de observação, análises clínicas, de vacinação e farmácia. Também foi instalado, próximo do posto de saúde, um serviço de abastecimento de água, que funciona por sistema solar.
Com o novo posto, a comuna passa a ter 12 unidades de saúde, que permite que a assistência sanitária se estenda a outras localidades e evita o recurso a tratamentos tradicionais, nem sempre aplicados da melhor maneira.
A comuna tem também mais 12 salas de aulas e duas casas geminadas T3 para professores.
O governador provincial inaugurou igualmente escolas primárias, nas localidades de Banda e Quilómetro 14, construídas no quadro do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.
A comuna da Huíla tem 26 escolas, sete das quais, do I e II ciclos, de construção definitiva.

Tempo

Multimédia