Províncias

Produtores de Caluquembe prevêem boa colheita de café

Agricultores do município de Caluquembe prevêem colher este ano mais de 70 toneladas de café arábica, informou o representante da Associação Industrial de Angola (AIA) na circunscrição.

Colheita de café com resultados positivos
Fotografia: Arão Martins | Caluquembe

Óscar Benjamim disse que o programa de fomento à produção do café arábica no município de Caluquembe foi incentivado pelo Governo Provincial da Huíla e permitiu cultivar 19 mil plantas, nos últimos oito anos. O também produtor de café Óscar Benjamim disse que a revitalização da produção do bago vermelho envolveu 31 cafeicultores.
As localidades de Kaissaka, Calonhoha, Dondelo, Kuando-Geremia, Vilabranca e Tchilunda são as principais produtoras de café. A experiência da revitalização da produção de café no município de Caluquembe é feita nos próximos tempos nos municípios de Caconda, Chicomba e Matala, adiantou Óscar Benjamim. O administrador de Caluquembe, José Arão Nataniel, reiterou o apoio ao programa de revitalização da produção do café, como forma de combater a pobreza, reconhecendo o potencial agrícola do município.
As autoridades tradicionais do município apelaram aos camponeses a associarem-se em cooperativas para beneficiarem de apoios do Governo Provincial da Huíla.

Tempo

Multimédia