Províncias

Professores actualizam conhecimentos

João Silva| Dundo

Um total de 500 novos professores do ensino geral, admitidos no concurso público do ano passado, na província da Lunda-Norte, participa no Dundo num seminário metodológico.

Novos docentes do ensino primário estão a receber formação em metodologias pedagógicas
Fotografia: Dombele Bernardo

O seminário visa preparar os novos docentes do ensino primário e do I e II ciclos para desempenharem cabalmente as suas funções. Durante cinco dias, os participantes abordam matérias sobre o perfil do professor, plano e preparação das aulas, aspectos que condicionam a planificação e execução de tarefas e a apresentação dos planos e simulação de aulas em todos os níveis de ensino.
Durante a acção formativa, estudam o sistema de avaliação, os regulamentos das provas e dos exames, as necessidades educativas especiais, a pauta deontológica profissional e os regimes disciplinares dos funcionários e agentes administrativos.
O director provincial da Educação, Ciências e Tecnologia da Lunda-Norte, Bartolomeu Dias Sapalo, frisou que o Executivo está a dedicar especial atenção à qualidade do ensino, com acções de formação contínua dos docentes.
O director Bartolomeu Dias Sapalo salientou que “a qualidade de ensino depende do empenho e responsabilidade dos docentes, para que as crianças possam absorver os conhecimentos que lhes são transmitidos”. O responsável apelou aos professores para que se entreguem ao ensino de forma total e com espírito de cidadania.

Ensino de qualidade

O director Bartolomeu Dias Sapalo reconheceu que uma parte dos docentes admitidos tem conhecimentos limitados sobre a legislação do funcionalismo público. O responsável adiantou que o governo da província da Lunda-Norte, através da direcção da Educação, Ciências e Tecnologia vai continuar a promover acções formativas para os professores da região, tendo em conta a aposta num ensino de qualidade.

Tempo

Multimédia