Províncias

Professores do município em formação

André Amaro | Lubango

Os professores do ensino primário do município do Lubango aperfeiçoaram os conhecimentos e técnicas de ortografia e caligrafia para melhor ensinarem e corrigir os erros dados pelos alunos.

Fotografia: JAIMAGEM

A formação foi promovida pela coordenação municipal e supressão pedagógica da direcção da Educação na Huíla e decorreu durante cinco dias. Participaram 500 professores da segunda à quinta classe.
A formação cingiu-se a exercícios práticos de caligrafia e estética, no domínio simultâneo da ortografia e da caligrafia para o ensino da língua.
Na mensagem final lida pela professora Marinela Soares, as professoras comprometeram-se a aplicar os conhecimentos apreendidos em prol da melhoria do processo de ensino. “De nada nos serve se tivemos boa letra ou caligrafia e a ortografia não estiver ao mesmo nível, daí que estes dois domínios da língua devem caminhar juntos”, lê-se na mensagem das professoras. O inspector chefe da Direcção Provincial da Educação na Huíla, Bernardo Chipiquita disse que a formação visou melhorar a caligrafia, estética e legibilidade dos pequenos textos escritos pelos professores e alunos.
A formação, referiu, vai permitir melhorar a caligrafia dos intervenientes do processo docente educativo e uniformizar a letra dos alunos do ensino primário. Admitiu que a acção formativa vai contribuiu para correcções na caligrafia e na ortografia de muitos professores e ajudar a ultrapassar os erros ortográficos cometidos pelos alunos.
Às professoras beneficiadas, o inspector chefe da Direcção Provincial da Educação na Huíla, Bernardo Chipiquita pediu mais empenho no exercício do ensino para que sejam alcançados os objectivos preconizados.

Tempo

Multimédia