Províncias

Programa de combate à pobreza beneficia milhares de munícipes

O Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza, aplicado desde 2008 pelo Executivo, já beneficiou mais de 500 mil habitantes do município do Lubango, sede capital da província da Huíla.

Programa contempla também o apoio aos camponeses com sementes e instrumentos de trabalho para poderem aumentar a produção na região
Fotografia: Eduardo Pedro

O Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza, aplicado desde 2008 pelo Executivo, já beneficiou mais de 500 mil habitantes do município do Lubango, sede capital da província da Huíla.
O administrador municipal, Silvano Levi, disse, no final da primeira reunião ordinária da administração do Lubango, que os habitantes dispõem hoje de serviços básicos de saúde, água, educação e de créditos agrícolas.
No período de 2011/2012, acrescentou Silvano Levi, a administração municipal edificou e apetrechou duas escolas de seis salas, orçadas em mais de 55 milhões de kwanzas, e três postos médicos na sede municipal do Lubango no valor de 65 milhões de kwanzas.
A administração municipal reabilitou e apetrechou os postos médicos dos bairros Tchioco, Lalula, Rio Capitão, Ntandavala e Viquenje, e adquiriu vários equipamentos informáticos para as administrações comunais e de bairros.
Dos 214 milhões de kwanzas atribuídos à administração do Lubango, as autoridades construíram dois mercados nas comunas da Huíla e Hoque, campos polivalentes e a sede administrativa da Quilemba e Hoque. Foram ainda realizadas obras de acabamento do cemitério do Mutundo, construção e apetrechamento de centros comunitários infantis, 17 casas evolutivas nas comunas do Hoque, Huíla e Quilemba, três sistemas de abastecimento de água potável e aquisição de equipamentos para cozinhas comunitárias.
De acordo com o administrador Silvano Levi, foram executadas obras de terraplenagem da estrada terciária que liga a povoação da Banda ao desvio da estrada principal, embelezamento e pintura de passeios na cidade do Lubango, pagamento dos serviços de saneamento básico. O município do Lubango tem uma população calculada em mais de um milhão e 600 mil habitantes.

Tempo

Multimédia