Províncias

Projecto privilegia criação de gado

Arão Martins | Lubango

A produção de cereais, hortícolas e multiplicação de gado bovino, suíno e caprino vai registar um incremento na campanha agrícola 2015/2016 no município de Caluquembe, província da Huíla, com a implementação do projecto “Ouro Verde”.

Projecto agro-pecuário do município de Caluquembe vai permitir minimizar sobretudo a importação de produtos do campo
Fotografia: Arão Martins

Avaliado em dez milhões de dólares, o projecto, financiado pelo  programa “Angola Investe”, vai privilegiar a criação de gado bovino, caprino e suíno, para além da produção de hortícolas e de outros produtos para a exportação.
O seu responsável, Carlos Alberto, informou que o programa vai ser implementado numa área bruta de oito mil hectares e pode garantir 120 postos de trabalho directos.
“O projecto privilegia a criação de gado bovino, caprino e suíno e tem uma componente muito forte na agricultura, em particular na produção de batata, cebola e de outros tipos de hortícolas”, referiu.
Carlos Alberto assegurou que os estudos estão concluídos e os primeiros resultados começam a surgir num período de 120 dias, constituindo, assim, uma mais-valia no programa de diversificação da economia do país.
Para a comunidade local, o referido programa prevê ainda a abertura de vias de acessos e outros serviços sociais básicos, que vão contribuir na melhoria da qualidade de vida da população. O director provincial da Agricultura da Huíla, Lutero Campos, disse que o projecto agro-pecuário do município de Caluquembe vai permitir minimizar a importação de produtos do campo e facilitar a aquisição destes. Referiu a aposta do Governo na diversificação da economia, apostando em sectores como a agro-pecuário, com apoio directo aos pequenos e grandes agricultores. O administrador municipal de Caluquembe, José Arão Nataniel, disse que a implementação de projectos do género nas localidades onde existem condições permitem não só a criação de postos de trabalho para a população mas também proporcionam a produção de bens de consumo imediato.

Tempo

Multimédia