Províncias

Projectos agrícolas na Huíla reúnem milhares de famílias

Arão Martins | Lubango

Mais de  630 mil famílias camponesas da Huíla foram, nos últimos quatro anos, enquadradas em projectos agrícolas, no âmbito do programa de combate à pobreza.


 
Mais de  630 mil famílias camponesas da Huíla foram, nos últimos quatro anos, enquadradas em projectos agrícolas, no âmbito do programa de combate à pobreza.
O vice-governador da Huíla para área social afirmou que o enquadramento de 631.186 famílias em vários programas de apoio à produção agrícola, desenvolvidos por intermédio da direcção provincial da Agricultura e por parceiros, permitiu intensificar a produção alimentar, alargar as áreas de cultivo e aumentar o rendimento das famílias.
Arão Nataniel disse que os níveis de produção são substancialmente mais elevados do que nos últimos quatro anos devido ao apoio prestado aos camponeses em sementes, instrumentos de trabalho e outros equipamentos.A direcção provincial da Agricultura, revelou, distribuiu 486.818 enxadas 263.128 catanas, 12.874 charruas, três mil pás, 83.202 limas e 2.972 toneladas de adubo simples. 
Até agora, referiu, as áreas mecanizadas e semeadas por hectares aumentaram para 1.842.412 contra os 355.630 em 2008, como resultado do apoio directo às famílias camponesas, e o programa de fomento de criação de animais para tracção permitiu distribuir 1.860 cabeças. 
Nos oito projectos financiados, até ao ano passado, no âmbito do programa de investimentos públicos, declarou o responsável, foram aplicados mais de 734 milhões kwanzas.

Tempo

Multimédia