Províncias

Promoção da agricultura familiar na Huíla

Arão Martins| Lubango

O Governo Provincial da Huíla deve dar prioridade às acções de promoção da agricultura familiar, para intensificar o programa de combate à fome e à pobreza no meio rural.

Agricultores têm recebido vários apoios para o aumento da produção no âmbito do programa de combate à pobreza
Fotografia: Jornal de Angola

 Esta foi uma das conclusões saídas da sua terceira reunião ordinária, realizada em Quilengues.
A reunião foi orientada pelo governador João Marcelino Tyipinge e recomendou ainda a criação de novas associações e cooperativas agrícolas e a promoção de assistência técnica, apoio em inputes agrícolas, a intervenção mecanizada nas lavras e a formação técnica e profissional.
A construção de infra-estruturas escolares e sanitárias deve acompanhar a construção de habitação para os quadros de cada sector de actividade. Estes projectos precisam igualmente de conter instalações desportivas.
A comissão de Unidade Técnica Provincial de Luta contra a Pobreza vai reformular o seu plano de acção a fim de integrar melhor as acções ligadas ao plano nacional de desenvolvimento da Juventude, assim como garantir a provisão de bens e serviços aos municípios.
O orçamento proposto para 2015 foi apreciado e aprovado com um acréscimo na ordem dos 10,6 por cento, tendo sido recomendado à Unidade Técnica Provincial de Luta contra a Pobreza para efectuar ajustamentos pontuais nos tectos propostos para as equipas técnicas municipais.

Novo hospital

O Gabinete de Estudo do Governo Provincial da Huíla vai assegurar a inscrição, no Programa de Investimentos Públicos (PIP) de 2015, da construção de um hospital público no município de Caluquembe.
Os participantes foram informados e esclarecidos sobre o tratamento e processos adoptados para a criação de micro e pequenas empresas, assim como o seu financiamento, tendo sido indicado aos órgãos de economia da província e gestores das unidades orçamentais a observarem a legislação, para a promoção da economia local.
Os membros do Governo Provincial tomaram conhecimento dos pacotes financeiros oferecidos para o micro crédito e da importância do retorno dos valores concedidos referentes ao crédito de campanha agrícola.
Maior engajamento foi solicitado aos administradores municipais e grupos de acompanhamento junto das entidades bancárias, com vista a encontrar-se soluções de retorno do crédito concedido, na emissão de actas de avaliação consensuais assinadas e assumidas por todas as partes. A situação dos BUE foi analisada quanto às condições técnicas criadas para atender a sua finalidade, operacionalização da constituição e licenciamento de empreendedores e respectivo financiamento, que vai atingir a­penas 32 empreendedores.  O relatório do quarto trimestre e o relatório anual sobre as actividades desenvolvidas pelo Governo Provincial da Huíla em 2013, assim como o relatório do primeiro semestre sobre a aplicação do Programa de Combate à Pobreza foram aprovados durante a reunião realizada em Quilengues

Tempo

Multimédia