Províncias

Quilengues tem novo sistema de energia eléctrica

Arão Martins | Quilengues

Um novo sistema de iluminação pública e domiciliar foi inaugurado quinta-feira em Quilengues pelo governador provincial da Huíla, Isaac Maria dos Anjos.

Sede de Quilengues beneficia de novo sistema de iluminação pública e domiciliar garantindo maior segurança no período nocturno
Fotografia: Arão Martins | Quilengues

Um novo sistema de iluminação pública e domiciliar foi inaugurado quinta-feira em Quilengues pelo governador provincial da Huíla, Isaac Maria dos Anjos.
As obras, iniciadas em Março, enquadram-se no programa de desenvolvimento rural e combate à pobreza, tendo orçado em 19 milhões de kwanzas.
O director-geral da empresa de engenharia de manutenção civil (Emancil), José Manuel, que executou as obras do sistema de distribuição de energia eléctrica em Quilengues, indicou que foi reabilitada a rede de distribuição de energia e de iluminação pública, constituída por uma coluna metálica galvanizada de dez metros de altura e oito postes de madeira tratada e os respectivos braços.
O sistema permitiu ainda a montagem de seis luminárias de vapor de sódio de alta pressão, de 250 w, 70 lâmpadas de VSHP, de 250 watts, oito luminárias de VSP, de 150 watts, com as respectivas lâmpadas, esclareceu José Manuel.
O novo sistema possui também um quadro geral de baixa tensão para 250 KVA, equipado com disjuntores, contadores, distribuidor, armário de distribuição de quatro saídas, enquanto a cabine eléctrica foi totalmente reabilitada.

Administrador de Quilengues

O administrador de Quilengues, Armando Vieira, informou que com a instalação do novo sistema de iluminação pública e domiciliar mais de 2.500 habitantes, dos sete mil da sede municipal, são beneficiados e informou que existe já outro projecto de iluminação pública que começa a ser implementado em breve para beneficiar os bairros da Muhumba, Sandumbo, Muloi, Cambulo e Porto Cacimando.
O administrador indicou que estas acções e outras nos sectores da agricultura, educação e saúde estão inseridas no quadro do programa de combate à pobreza.
“No município de Quilengues os projectos estão a decorrer sem sobressaltos, nomeadamente nas comunas sede, Dindi e Impulo”, disse Armando Vieira.
 
Satisfação dos habitantes

Os munícipes de Quilengues manifestaram-se satisfeitos com os novos serviços que o Executivo está a disponibilizar às populações, no âmbito do programa de combate à pobreza, que está a mudar a vida das populações.
Alexandrina Barroso, residente de Quilengues há muitos anos, disse que a inauguração do novo sistema de iluminação pública e domiciliar vem terminar um período de 20 anos de grandes constrangimentos, exemplificando que “os estudantes sentiam medo em circular à noite por causa da escuridão”.
O professor Nelson Canda reconheceu que a iluminação pública da sede municipal de Quilengues muda, definitivamente, a vida das populações de Quilengues. 
“Nos últimos tempos houve muita escassez de água, medicamentos e luz eléctrica”, recordou, reconhecendo que os novos empreendimentos vieram conferir uma nova imagem à sede do município.
O professor notou que a iluminação pública beneficia bastante os estudantes do período nocturno.
 O soba Manuel Espírito, da regedoria de Quilengues, corroborou o professor Nelson Canda e pediu às autoridades acções idênticas em mais bairros, afirmando ue a iluminação pública nas ruas e bairros da sede municipal de Quilengues, onde estão em curso vários projectos, limita a acção de meliantes.

Tempo

Multimédia