Províncias

Quilenques com mais serviços de Saúde

Arão Martins | Quilengues

O controlo de pessoas infectadas com o VIH/Sida e com má nutrição severa, no município de Quilengues, Huíla, passou a ser feito com mais segurança, com a abertura dos centros de aconselhamento e testagem voluntária e de recuperação nutricional.

As novas unidades sanitárias postas à disposição dos habitantes de Quilengues foram inauguradas pelo governador provincial
Fotografia: Arão Martins|Quilengues

Os dois centros, construídos com fundos do Programa de Combate à Pobreza, foram inaugurados pelo governador da Huíla, João Marcelino Tyipinge. As unidades sanitárias, que funcionam junto do Centro Municipal de Saúde de Quilengues, dispõem, entre outras, de áreas para o depósito de medicamentos, laboratório e do Programa Alargado de Vacinação.
O responsável da secção municipal da Saúde, Gabriel Mapombo, disse que, com a entrada em funcionamento dos novos serviços, a assistência médica e medicamentosa às populações ganhou uma nova dinâmica.
Gabriel Mapombo disse que o Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária fazia muita falta. Ao longo do ano, acrescentou, o Centro Municipal de Saúde de Quilengues registou 12 casos positivos de VIH/Sida, dos quais três em crianças com menos de 15 anos e quatro em mulheres grávidas.
O município de Quilengues é uma região propensa à má nutrição, principalmente a menores de cinco anos, pois as poucas chuvas ao longo da campanha agrícola 2012/2013 originaram fracas colheitas nas comunidades.
Gabriel Mapombo disse que há uma semana foi feito um inquérito no município, que determinou que, entre 80 pessoas, 30 apresentam má nutrição moderada. A evacuação de doentes graves das sedes comunais do Impulo e Dindi, município de Quilengues, ganhou nova dinâmica, com a entrega de mais duas ambulâncias, adquiridas pela Administração Municipal, com fundos do Programa de Combate à Pobreza.
Uma residência destinada à regedoria do município de Quilengues foi igualmente inaugurada pelo governador João Marcelino Tyipinge.

Tempo

Multimédia