Províncias

Reabilitação de barragem estimula cultivo

Arão Martins | Chicomba

Os níveis de produção agrícola no município de Chicomba, na Huíla, vão aumentar, nos próximos tempos, quando terminar a reabilitação da barragem local e do canal de irrigação.

A intervenção na mini hídrica de Chicomba e na barragem que desabou há quatro anos arrancam dentro de poucos dias
Fotografia: Arão Mrtins | Chicomba

A administradora municipal, Lúcia Francisco, esclareceu que os trabalhos vão ser realizados com fundos do Programa de Investimentos Públicos (PIP), assumidos pelo Executivo através do Ministério da Agricultura, e adjudicados dentro em breve.
A intervenção na mini hídrica de Chicomba e na barragem, que desabou em 2010, arrancam em breve. A barragem vai fornecer água ao município, num perímetro de 25 quilómetros, para o trabalho agrícola.
Deste modo, os camponeses deixam de depender exclusivamente da água das chuvas, o que lhes permite diversificar a produção dos bens do campo.
O município tem áreas cultiváveis extensas, com possibilidade de produção e colheita de grandes quantidades de milho, massango e massambala.
Por isso, realçou a administradora, com o perímetro irrigado os produtores vão produzir para vender e criar reservas, “trabalhar para o consumo e angariar fundos que sustentem uma melhor qualidade de vida às famílias”. Lúcia Francisco considerou positivo o crescimento da municipalidade, possível graças aos projectos inseridos nos programas Integrado de Desenvolvimento Rural, de Combate à Pobreza no Meio Rural e de Investimentos Públicos. Através destes fundos, estão também em funcionamento duas novas escolas nas localidades de Nondumbo (comuna de Cutenda) e do Quê. A Administração Municipal de Chicomba financiou ainda a construção de duas casas para os quadros da localidade e um posto médico, além de quatro casas evolutivas e um armazém comunitário.
No quadro do programa “Água para Todos”, foram abertos três novos sistemas de abastecimento nas comunas de Cutenda, Quê e na sede comunal de Chicomba, daí que o número de consumidores esteja a aumentar cada vez mais.

Distribuição de água


As quatro comunas do município de Chicombo têm sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável.
Mesmo com as acções levadas a cabo, as populações ainda vivem muitas necessidades, principalmente no campo da distribuição de água potável.
 Por isso, estão em curso outras acções no sector, com vista a criar mais sistemas em diversas localidades.
Quanto ao sector da Educação, a administradora adiantou que a merenda escolar está a ser distribuída em 13 escolas do ensino primário do município, abrangendo 4.837 alunos.

Estradas melhoradas


As obras de reabilitação do troço rodoviário que liga o município de Chicomba ao de Quipungo, na província da Huíla  numa extensão de 95 quilómetros, começam em breve. Foram seleccionadas as empresas que vão efectuar os trabalhos, com o objectivo de, até 2015, todas estarem reabilitadas.

Tempo

Multimédia