Províncias

Reabilitação de estradas no centro das prioridades

Arão Martins | Lubango

Os cerca de 2.100 quilómetros de estradas secundárias e terciárias da província da Huíla vão ser reabilitados em breve, anunciou o vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas.

Quilómetros de estradas em construção
Fotografia: Paulo Mulaza

Nuno Ndala, que falava ao Jornal de Angola, disse ser uma prioridade do governo provincial estabelecer a ligação da malha secundária e terciária dos 14 municípios da província.
O Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) elaborou um plano para a reabilitação e construção dessa rede. Até 2015, foram reabilitados 866 quilómetros de estrada na província.
O vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas revelou que os municípios da Huíla receberam recursos financeiros para a recuperação e construção de infra-estruturas sociais.
O desenvolvimento sócio-económico é notório nos 14 municípios que compõem a província da Huíla, sublinhou. “Há um desenvolvimento assinalável na construção de habitações e na reabilitação das vias de acesso, que estão a facilitar a circulação de pessoas e bens”, referiu o governante.
Nuno Ndala referiu que a província possui um elevado potencial agrícola, industrial e turístico, que pode ter um papel relevante para o desenvolvimento do país. A sua localização geográfica e a dimensão territorial são factores positivos.
A estratégia de desenvolvimento da província da Huíla a médio prazo incorpora os objectivos do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017.

Tempo

Multimédia