Províncias

Recolha de donativos para vítimas da seca

Domingos Mucuta | Lubango

O Conselho Provincial da Juventude (CPJ) da Huíla lançou no Lubango uma ampla campanha de recolha de bens diversos, para apoiar as famílias afectadas pela seca nos municípios da província.

O gesto visou mobilizar e incentivar os jovens a serem solidários com aqueles que precisam
Fotografia: Jornal de Angola

A campanha de recolha de donativos, que foi antecedida por uma formação sobre voluntariado, dirigida aos líderes das associações juvenis do Lubango, decorre durante duas semanas nas artérias desta cidade.
O secretário para o voluntariado do CPJ, Mário Cambissa, explicou que a ideia é envolver os jovens associados na mobilização e no resgate do espírito de solidariedade para apoiar as pessoas carenciadas.
O conselho conta com a vontade de empresários, organizações sociais, igrejas e famílias solidárias, para arrecadar bens alimentares, como arroz, farinha de milho, óleo e massa alimentar, além de roupa, material de higiene, utensílios domésticos e outros produtos.
Uma equipa de membros do CPJ visitou algumas localidades afectadas, onde constatou que a situação das famílias do município dos Gambos continua a inspirar grandes cuidados, por ali faltar quase tudo. A formação sobre voluntariado na Huíla está a ser promovida em parceria com a direcção provincial da Juventude e Desportos, tendo já formado 45 dirigentes das associações juvenis dos bairros do Lubango.
Os participantes no encontro definiram estratégias concretas para uma intervenção mais activa dos jovens na solução dos problemas que os afectam. Mário Cambissa sublinhou que a formação pretendeu estimular nos jovens a vontade de desenvolverem acções úteis em benefício dos mais carentes, sem esperar remuneração.
A sociedade regista uma queda de valores morais, realçou, daí que a juventude seja chamada a desempenhar um papel importante. “Os jovens devem ser motivados pelo sentido patriótico”, referiu.
Além da recolha de donativos, o plano de actividades do CPJ prevê igualmente a realização de campanhas de limpeza, de sensibilização contra a sinistralidade rodoviária e consumo de bebidas alcoólicas e de combate à violência doméstica.

Tempo

Multimédia