Províncias

Reforçado stock de medicamentos

Um total de 3.061 kits de medicamentos diversos foram doados ontem, à Maternidade Irene Neto, no Lubango, pela Associação Amigos do Progresso do Sambizanga de Luanda, numa cerimónia presidida pela Miss Angola/2016, Luísa Baptista.

Meios entregues foram adquiridos com base na busca de alguns patrocínios na perspectiva de ajudar o Governo no que concerne à assistência
Fotografia: Arão Martins |

A associação entregou atropina, bicarbonato de sódio, dexametazona, efedrina em ampola, epsicaprom, hidrocortisona de 100 miligramas, oxitocina generis, pancurónio, metoclopramida, bem como máscaras descartáveis, sonda de aspiração, saco colector, agulhas, cloroxidina, álcool e luvas de examinação e de cirurgia.
A par disso, os amigos do Sambizanga levaram ainda à unidade clínica algodão, cloreto de potássio, diazepam, aminofilina e seringas, além de detergentes, toalhas, biberões, roupas e botinhas para bebés, entre outros.
A acção enquadra-se no programa de reforço de medicamentos essenciais às unidades sanitárias, visando a melhoria e qualidade da assistência aos doentes internados e em regime ambulatório em todo o país.
O vice-presidente da referida agremiação social e desportiva, Daniel Dias, afirmou que o gesto faz parte de um leque de actividades desenvolvidas pela associação, com vista a ajudar a suprir parte das dificuldades a nível da unidade hospitalar.
Sublinhou que os meios  entregues foram conseguidos com base na busca de alguns patrocínios, na perspectiva de ajudar o Governo no que concerne à assistência médico e medicamentosa. O director-geral da maternidade  Irene Neto, Flávio Hilário, manifestou-se satisfeito com o gesto da associação  Amigos do Progresso do sambizanga e afirmou que os referidos medicamentos vão suprir as lacunas existentes.
Flávio Hilário apelou a outras agremiações sociais, desportivas e culturais para seguirem o mesmo exemplo, para que a maternidade, que tem capacidade de 280 camas, possa funcionar em pleno.
A Associação Amigos do Progresso do Sambizanga foi fundada em 2015, é uma organização sem fins lucrativos, que resultou da criação da claque de apoio à equipa de futebol,  e conta já com 2.500 membros.

Tempo

Multimédia