Províncias

Registo gratuito na Huíla para milhares de pessoas

João katombela| Kuvango

Mais de 2.500 cidadãos, com idades compreendidas entre os zero e os 45 anos, já possuem cédulas pessoais na comuna de Ngalangue, localizada a cerca de 105 quilómetros da sede do município do Kuvango, província da Huíla.

Passadas muitas cédulas pessoais
Fotografia: João Gomes

Mais de 2.500 cidadãos, com idades compreendidas entre os zero e os 45 anos, já possuem cédulas pessoais na comuna de Ngalangue, localizada a cerca de 105 quilómetros da sede do município do Kuvango, província da Huíla.
O registo gratuito da população, realizado no passado mês de Outubro, insere-se na estratégia da direcção provincial da Justiça, destinada a levar os seus serviços às famílias carenciadas.
O administrador comunal, Fernando Kambinda, disse que a acção vai permitir que as crianças em idade escolar comecem a estudar e facilitar o acesso dos camponeses ao crédito agrícola de campanha.
O responsável salientou que a nível da localidade existem três associações de camponeses, com 60 a 100 pessoas, que estão a organizar a documentação para poderem aceder ao crédito.
Embora não tenha adiantado os hectares de terra a serem cultivados, Fernando Kambinda disse que a época agrícola 2011/2012 está a ser preparada ao pormenor, faltando o gado de tracção, o que está a causar transtornos à actividade dos homens do campo.
O agricultor Pedro Samba, de 37 anos, disse que o registo o vai ajudar a fazer parte de uma cooperativa, para que tenha acesso ao crédito de campanha.
No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural e Redução da Pobreza, Fernando Kambinda realçou que estão a ser construídas, na comuna, uma escola de 12 salas, um centro de saúde e o sistema de captação e distribuição de água potável, já concluído, aguardando apenas pela inauguração.
 

Pesca artesanal


Fernando Kambinda revelou que a pesca artesanal, na localidade, enfrenta vários problemas relacionados com a falta de materiais para a sua realização.
Os pescadores ainda utilizam material tradicional, o que dificulta a captura de peixe em grandes quantidades.Para ultrapassar esta dificuldade são necessárias quatro embarcações, redes de captura e anzóis.

Tempo

Multimédia