Províncias

Relançada produção agrícola no município

Arão Martins | Lubango

Os camponeses afectados pela estiagem prolongada na época a­grícola 2012/2013, no município de Quilengues, foram compensados com sementes diversas, fertilizantes e instrumentos de trabalho.

Milhares de hectares foram preparados para a presente época da campanha agrícola
Fotografia: Arão Martins|Quilengues

O programa realizado pela Direcção Provincial da Agricultura, em parceria com a Administração Municipal de Quilengues, visa fortalecer a capacidade produtiva de 100 famílias numa primeira fase e evitar o absentismo nas zonas agricultáveis do município.
 O chefe da Secção Municipal da Agricultura de Quilengues, Feliciano José, informou que foram contemplados produtores que exploram o vale do rio Calunga, do rio Impulo, circunscrições das comunas do Hole e Dindi.
 A prioridade dos inputes distribuídos foi de sementes de cereais (milho, massango e massambala), hortaliças e batata. “Pretendemos reanimar os campos de cultivo com o verde das plantas e a esperança das pessoas que têm o campo como a sua fonte de rendimento.”
Para a campanha agrícola em curso, dos 30 mil hectares planificados para o município na plantação de diversas culturas, como milho, massambala, massango, feijão e mandioca, 50 por cento das áreas já estão preparadas.
 Nesta empreitada estão envolvidas 800 famílias que contam com o apoio das autoridades.
As famílias que estão a beneficiar de apoio das autoridades governamentais manifestaram-se satisfeitas com o programa de compensação dos efeitos da seca, com a distribuição de sementes e instrumentos de trabalho. O camponês João Tchiolo, da comuna de Dindi, disse que a estiagem que afectou o município deixou muitas famílias desprovidas de sementes. “O programa do Governo Provincial em curso vai ajudar a colmatar a dificuldade dos camponeses que estão prontos a cultivar para garantir a alimentação das pessoas.”  Helena Tchateia cultivou uma extensaconsiderável  área de milho, massango e massambala. Disse que a produção é satisfatória, fruto do apoio que teve das autoridades.

Tempo

Multimédia