Províncias

Remodelação da escola é concluída em Março

Domingos Mucuta | Chibia

 As obras de requalificação e ampliação da escola da Missão Católica do Jau, município Chibia, financiadas pelo Governo Provincial, terminam em Março próximo, anunciou o pároco da igreja.

Obras de reconstrução da instituição escolar da Missão Católica decorrem em bom ritmo
Fotografia: António Lopes | Chibia

O padre Leonardo Gaspar, que fez o anúncio no final de uma visita do governador provincial, disse estar satisfeito com o andamento dos trabalhos e que a requalificação da missão do Jau, onde é dada formação académica e religiosa de nível secundário, são o reconhecimento do trabalho desenvolvimento pela igreja “ao longo dos tempos”.
Os trabalhos de requalificação e ampliação da escola da Missão Católica do Jau estão orçados em cerca de 140 milhões de kwanzas. A intervenção, iniciada há dois anos, incluiu a colocação de telhas nos dois edifícios principais dos seminários, acabamentos das seis salas de aulas, escritórios, cozinhas, refeitórios e quartos para 150 alunos em regime de internato. 
O pároco superior da missão do Jau disse que, além da vertente religiosa, o seminário está tem o ensino alinhado com o sistema público de educação. />O processo de formação dos vários estudantes internado na missão do Jau é garantido por professores leigos e padres. O sistema curricular é integrado, na sequência do convénio entre o Estado e a Igreja Católica para a formação de quadros no ensino geral, que abrange a profissionalização. “As instalações do seminário do Jau estavam degradadas e o Governo Provincial ajudou a melhorá-las e a dotou-as de condições para continuar o nosso papel de educar o homem na vertente teológica, académica e profissional”, afirmou Leonardo Gaspar.
O padre referiu estar preocupado com as condições de circulação na estrada que liga a comuna do Jau e a sede municipal da Chibia por dificultar a deslocação dos professores. Devidos os desníveis do percurso de 26 quilómetros em terra batida, a comitiva do governador provincial precisou de cerca de uma hora para chegar à localidade.

Tempo

Multimédia