Províncias

Repartição Municipal tem novas instalações

Domingos Mucuta | Matala

Funcionários da repartição municipal da Educação da Matala vão trabalhar em melhores condições, depois da reinauguração segunda-feira, pelo governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipingue, de um edifício requalificado, apetrechado e modernizado.

O edifício da Matala comporta áreas administrativas, com destaque para secções de recursos humanos, supervisão e apoio pedagógico, contabilidade, informática, educação e ensino e gabinetes do director e subdirector.
As novas instalações da repartição municipal possuem igualmente uma área de inspecção e coordenação de actividade escolar, ensino de adultos, auditório com capacidade para 250 pessoas, entre outros compartimentos. O director municipal da Educação na Matala, Eduardo João, sublinhou que a repartição é, desde o ano passado, uma unidade orçamentada, o que vai facilitar uma melhor gestão das 96 escolas, das quais 84 do ensino primário.
Eduardo João considerou ainda de satisfatória a relação da instituição com os encarregados de educação, união que facilitou a construção, em 2014, de mais 25 escolas com material da região.
Nesta campanha, a Administração Municipal disponibilizou chapas de zinco para a cobertura e apetrechou os estabelecimentos, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza. Naquela parcela da Huíla, onde o programa de merenda escolar já beneficiou mais de duas mil crianças, o ensino secundário, que funcionava em condições precárias, agora dispõe de uma escola de 20 salas, para mais de 2.500 alunos, em três turnos.
Orçada em cerca de 350 milhões de kwanzas, a nova escola secundária do município da Matala foi erguida na nova urbanização do bairro Cahululo e tem gabinetes administrativos, cantinas, balneários, laboratório de Química, Física e Biologia, que são apetrechados em breve.
O recinto, com cerca de 20 hectares, tem ainda espaço para a construção de uma área desportiva.

Tempo

Multimédia