Províncias

Saúde na Chibia regista melhoria na assistência

Domingos Mucuta| Chibia

A assistência sanitária às populações do sector do Chaungo, no município da Chibia, melhorou substancialmente na quinta-feira, com a abertura do posto de saúde na localidade.

Inaugurado pela vice-governadora da Huíla para a área Política e Social, Maria João Chipalavela, o posto, instalado numa estrutura reabilitada e ampliada, dispõe de consultório, farmácia, salas de observação, de pré e pós parto e de vacinação de rotina, gabinete administrativo e casas de banhos.
Junto ao posto de saúde, planeado para atender cerca de cinco mil habitantes da região, foi erguida uma residência T2 para os quadros técnicos de saúde colocados na localidade. A moradia tem sala comum, cozinha, dispensa, varanda e casa de banho, devidamente mobilados. No espaço em que foi erguida a casa existe ainda um vasto terreno, no qual vão ser construídas outras divisórias futuramente.
A construção e reabilitação do posto de saúde e a residência para os técnicos enquadra-se no Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento e Combate à Pobreza, a cargo da Administração local. Além da casa dos enfermeiros, a equipa médica destacada para o município da Chibia, a sul do Lubango, recebeu duas residências do tipo T3, com condições para instalar os especialistas.
A responável afirmou que a localidade tem agora condições materiais para prestar assistência sanitária de qualidade à população e incentivou a deslocação regular de especialistas ao sector de Chaungo, para garantirem as consultas médicas.

Tempo

Multimédia