Províncias

Sector das águas regista melhorias

A primeira fase do programa “Águas do Lubango”, que começou a ser executada em 2008, deve terminar em Abril desde ano, anunciou o director provincial de Energia e Águas na Huíla.

Abel Costa adiantou que a segunda fase do programa, que abrange os bairros Minhota, Benfica e Santo António, numa extensão de cerca de 50 quilómetros de tubagem, termina em 2015.
O director de Energia e Águas na Huíla, que fazia o balanço das actividades realizadas em 2013, lembrou que a primeira fase do programa “Água do Lubango” consistiu na colocação de uma nova rede de canalização na cidade.
No âmbito do programa, salientou, mais de 50 mil famílias já beneficiam de água potável, a partir da nova rede, principalmente nos bairros “A Luta Continua”, “Ferroviário”, “Sofrio” e “Comandante N’zaji”.
Quando terminar o projecto, referiu, a cidade do Lubango passa a ser abastecida por 265 sistemas de captação, cada um com capacidade de bombear 400 metros cúbicos de água por hora.
Abel Costa destacou a importância do projecto, salientando que a iniciativa insere-se nos esforços do Executivo para a melhoria das condições de vida das populações.
Com 3040 quilómetros quadrados, a cidade do Lubango tem uma população estimada em um milhão e 500 mil habitantes.

Tempo

Multimédia