Províncias

Sede municipal de Caluquembe tem mais infra-estruturas sociais

Arão Martins| Lubango


Infra-estruturas sociais construídas de raiz e outras reabilitadas, no quadro dos programas de intervenção municipal e de combate à fome e à pobreza, foram inauguradas, no sábado, na sede do município de Caluquembe, pelo governador da Huíla.

Governador Isaac Maria dos Anjos inaugurou vários empreendimentos na localidade
Fotografia: Arão Martins

Infra-estruturas sociais construídas de raiz e outras reabilitadas, no quadro dos programas de intervenção municipal e de combate à fome e à pobreza, foram inauguradas, no sábado, na sede do município de Caluquembe, pelo governador da Huíla.
Ao todo, são cinco casas sociais, uma escola do ensino secundário do segundo ciclo, um espaço para velórios e mortuária e a sede da administração municipal.
As obras de reabilitação e construção das novas infra-estruturas, executadas por empresas de construção civil locais, vão beneficiar os mais de 200 mil habitantes do município.
Isaac dos Anjos inaugurou, igualmente, dois pontos de água, no Lomba Alto e no mercado paralelo de Alemanha, arredores da sede municipal de Caluquembe.
Os dois furos, equipados com bombas eléctricas, painéis solares, tanques de lavar a roupa, alpendres de vedação e uma estrutura elevada para o suporte do tanque com capacidade de bombear 20 mil litros por hora, foram construídos no quadro do programa “Água para Todos”.
O administrador municipal de Caluquembe referiu que, aos poucos, o governo provincial está a minimizar os problemas sociais, com a construção de projectos, no âmbito do Programa Integrado de Combate à Fome e à Pobreza.
Emílio Tchitacumbe lembrou que, dentro do mesmo programa, estão a ser construídas duas escolas, de seis salas, nas localidades de Campwena Dois e Cuilo e três sistemas integrados de água nas localidades de São José (sede de Sandula), Vatuco e Vila Branca.
No âmbito do mesmo programa, decorrem obras de reabilitação e ampliação, em fase de construção, na escola Amílcar Cabral e foram adquiridos equipamentos agrícolas, entre os quais alfaias, que vão brevemente ser entregues aos camponeses.
Ao mesmo tempo, está a ser terraplanada a estrada que liga a sede do município à comuna do Calepi, com uma extensão 30 quilómetros.
O administrador anunciou que vão ser construídas cinco latrinas públicas e um parque infantil, na comuna sede e na localidade de Calepi, na província da Huíla.

Combate ao analfabetismo

O governador da Huíla recordou que o objectivo do Executivo é continuar a combater o analfabetismo e integrar, em pouco tempo, as crianças que se encontram fora do sistema normal de ensino.
O governo provincial, garantiu, vai proporcionar às populações um serviço de saúde de qualidade, com a construção de hospitais, centros de saúde e postos médicos e o reforço de recursos humanos.
Em toda a província, afirmou, estão a ser construídas novas infra-estruturas sociais e distribuídos instrumentos de trabalho.

Tempo

Multimédia