Províncias

Serviço de saúde na comuna garante melhor assistência

Arão Martins | Bambi

A assistência médica e medicamentosa na comuna de Bambi, município de Chipindo, província da Huíla, melhorou significativamente com a inauguração de um centro de saúde, equipado com meios modernos e capaz de dar resposta a várias doenças que assolam a região.

Centro está equipado com meios modernos
Fotografia: Arão Martins

Com capacidade de internamento para dez pacientes, o centro foi construído com fundos da Administração Municipal do Chipindo, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza.
O centro, inaugurado pelo governador da Huíla, João Marcelino Tyipinge, dispõe de farmácia, consultório, sala de partos, de internamento, banco de urgência e balneários.
A construção da unidade sanitária custou seis milhões de kwanzas. Em Bambi, o governador inaugurou, também, a nova sede da Administração Comunal, igualmente construída no âmbito do Programa de Combate à Pobreza, e o primeiro armazém comunitário de produtos alimentares diversos, com capacidade para 40 mil toneladas.
A fixação de quadros da administração local ficou facilitada com a inauguração de duas casas protocolares. O governador João Marcelino Tyipinge disse que, com a entrada em funcionamento destes novos equipamentos a província está a dar cumprimento ao programa do Executivo, o que constitui motivo de orgulho, por melhorarem as condições de vida das populações locais, no quadro do Combate à Pobreza.
O soba de Bambi, Joaquim T­chongolola, regozijou-se com as acções do Governo destinadas a melhorar as condições de vida da população, que viu, durante o conflito armado, serem destruídas as suas infra-estruturas. Apesar dos esforços que estão a ser feitos, a autoridade tradicional pediu ao Governo Provincial para reabilitar as estradas e pontes, para que a população possa circular livremente, sobretudo na época chuvosa.
Em Bambi, a água deixou de ser problema, porque além da abertura de novos furos, existem outros já feitos pelo Governo.

Tempo

Multimédia