Províncias

Serviços de saúde na Uaba e Caconda em crescimento

Arão Martins | Lubango

Os cuidados de saúde à população da comuna do Uaba, município de Caconda, melhoraram significativamente, com a entrada em funcionamento, no ano passado, de um centro sanitário na sede comunal.

Os cuidados de saúde à população da comuna do Uaba, município de Caconda, melhoraram significativamente, com a entrada em funcionamento, no ano passado, de um centro sanitário na sede comunal.
O responsável da unidade sanitária, Manuel de Melo, disse que o Posto sanitário foi construído no quadro do programa de desenvolvimento rural e combate à pobreza.
O posto sanitário, que foi construído junto à sede comunal, está actualmente a atender doentes oriundos das localidades de Calongue, Vissongue, Capanda, além dos moradores da sede comunal.
O posto sanitário tem sala de espera, farmácia, sala de partos, consultório, Programa Alargado de vacinação (PAV). Dispõe ainda de um gabinete para o responsável. Manuel Melo reconheceu que a comuna está a registar melhoras significativas na expansão dos serviços sanitários, apesar de ainda haver muitas localidades sem estes serviços.Dos sete sectores da comuna, falta colocar um posto de saúde no sector de Cue e Catchissapa. O administrador da Uaba disse que os doentes são obrigados a percorrer grandes distâncias até à sede da comuna ou até Caconda.
A comuna da Uaba tem uma população de 23.530, distribuída em 38 aldeias. O administrador comunal reconheceu que o programa de desenvolvimento rural permitiu construir postos de saúde que estão a melhorar a assistência médica e medicamentosa das populações.
O administrador comunal do Uaba, Mateus Francisco, assegurou estar em curso na localidade a construção de novos empreendimentos sociais. Neste âmbito, foram já feitos estudos para a construção de mais duas escolas e dois postos médicos nas localidades que Catanga e Casseque.
O programa de desenvolvimento rural e combate à pobreza vai ajudar a resolver as preocupações das comunidades locais: “precisamos ainda de duas escolas e mais postos de saúde.
A comuna de Uaba dispõe de cinco postos de saúde em funcionamento, e 33 escolas.

Tempo

Multimédia