Províncias

Sublinhado o papel dos docentes como agentes do desenvolvimento

Domingos Macuta| Lubango

A docente universitária Paula Abreu considerou, no domingo, no Lubango, que os professores são agentes de desenvolvimento da sociedade pelo papel que exercem na materialização dos objectivos da Nação.

A docente universitária Paula Abreu considerou, no domingo, no Lubango, que os professores são agentes de desenvolvimento da sociedade pelo papel que exercem na materialização dos objectivos da Nação.
Ao dissertar numa palestra sobre o tema “Papel do educador no desenvolvimento da sociedade angolana”, alusiva ao 22 de Novembro, Paula Abreu disse que isso só é possível se os conteúdos transmitidos pelos educadores forem significativos.
O título de professor, sublinhou, é muito usado e abusado, uma vez que, por exemplo, qualquer antropólogo se apresenta como professor na publicitação dos seus serviços.  “A opinião comum é que o professor é aquele que exerce a função de instruir numa escola”, disse.
O professorado, afirmou, é uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em conta que a maioria dos membros da sociedade depende dela para atingir o desenvolvimento a vários níveis.
A docente Paula Abreu recordou que já Platão alertava, na obra “A República” sobre a importância dos professores na formação do cidadão.
“As condições motivam os professores a empenharem-se nas tarefas de transmissão de conhecimento e na materialização dos objectivos traçados pela sociedade”, afirmou Paula Abreu diante de uma plateia composta por directores de escolas. Na sua dissertação, a docente universitária reconheceu que, em muitos casos, os professores são os principais responsáveis do insucesso escolar dos alunos.
“Muitos alunos fracassam porque os professores não procuram conhecê-los, não investigam as causas da apatia, do nervosismo e atribuem sempre o fracasso aos próprios alunos e à família”, disse, sublinhando que “é preciso reflectir profundamente a situação”.
A docente universitária Paula Abreu referiu que “a acção jamais deve ser vista apenas do ponto de vista político, pois o trabalho do professor deve basear-se na clareza, isto, quanto ao tipo de sociedade que ajuda a construir e ao conjunto de valores a que se aspira”.

Tempo

Multimédia