Províncias

Taxistas ajudam na limpeza do Lubango

Estanislau Costa| Lubango

Um número considerável de taxistas participa, nos finais de semana, em acções que visam a preservação do saneamento básico e embelezamento da cidade do Lubango, em resposta aos apelos das autoridades do município para a limpeza das avenidas.

Contributo dos automobilistas é resultado da campanha de sensibilização e mobilização
Fotografia: Alfredo Chivia| Lubango

Os automobilistas filiados na Associação Provincial de Taxistas da Huíla trocam por algumas horas o volante por instrumentos de limpeza para melhorarem a imagem das avenidas da cidade e de alguns espaços verdes. As avenidas Dr. António Agostinho Neto, Picadeiro e Praça João Paulo II foram abrangidas no processo de limpeza.
O responsável da associação dos taxistas, Alberto Daniel, disse ao Jornal de Angola que o contributo dos automobilistas que diariamente trilham as avenidas da cidade é resultado das campanhas de sensibilização e mobilização.
“As primeiras limpezas e depósito dos resíduos em locais apropriados representam as primeiras acções de muitas que vão ter lugar em vários pontos da cidade do Lubango”, disse o responsável, argumentando que o propósito é educar e despertar os taxistas para o valor de uma cidade bela.
Alberto Daniel considera premente educar constantemente as pessoas para a limpeza da cidade. "Se cada morador da cidade continuar a sujar, atirando latas, papéis, sacos plásticos e outros, ou depositar o lixo em locais impróprios, não está a ajudar as senhoras que todas as manhas e as noites varrem e removem grandes quantidades de resíduos sólidos."
O representante dos taxistas do Lubango disse que a melhor forma de os automobilistas fazerem parte dos festejos dos 91 anos da cidade e praticarem acções cívicas de limpeza, prestando mais atenção aos passageiros que sujam as ruas, atirando pelas janelas das viaturas objectos para a rua. O taxista Evaristo Manuel enalteceu a iniciativa da Associação Provincial de Taxista e está satisfeito por deixar durante algumas horas o seu Hiace para ajudar a cuidar da imagem da cidade.
A agremiação, com 273 associados, vai realizar campanhas de sensibilização com o lema “Táxi Limpo” para persuadir os passageiros a evitarem atirar lixo pelas janelas das viaturas durante os trajectos.
Os taxistas estão a ser mobilizados para colocarem sacos no interior das viaturas para os passageiros depositarem o lixo.

Tempo

Multimédia