Províncias

Huíla está a formar jovens em liderança associativa

Domingos Mucuta | Lubango

Mais de 800 jovens vão ser formados, neste semestre, em liderança associativa, empreendedorismo, turismo, marketing, actividades culturais, mobilização social e outras vertentes socioeconómicas, pela Direcção Provincial da Juventude e Desportos na Huíla.

O ciclo de formação de líderes juvenis foi aberto na semana finda, na cidade do Lubango, pelo director provincial da Juventude e Desportos, Joaquim Tyova, com o curso de liderança associativa, processos organizacionais e marketing associativo.
O responsável do Departamento das Políticas Juvenis da Direcção Provincial da Juventude e Desportos, Bernardino Gabriel, explicou que, até Dezembro, se prevê formar guias turísticos, peritos em primeiros socorros, marketing associativo, resgate de valores morais, cívicos e patrióticos, além de promotores de feiras de cultura e artes e caça talentos.
O director provincial da Juventude e Desportos, Joaquim Tyova, argumentou que o lançamento do ciclo de formação em liderança associativa abre uma nova era para conferir capacidades, habilidades e competências aos jovens, numa perspectiva de melhorar e elevar o seu desempenho.
Joaquim Tyova disse que a iniciativa é mais um passo no cumprimento das metas do Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude 2014-29017, conducentes a promover o envolvimento dos jovens nos grandes objectivos da democracia participativa e desenvolvimento social.
Acrescentou que a Direcção da Juventude e Desportos pretende com este tipo de formação ter jovens cada vez mais preparados, para dinamizarem o processo de desenvolvimento nas suas organizações, grupos ou comunidades, de forma sistemática, forte e actuante.
O responsável disse que os jovens devem ser incentivados a participar na definição de soluções dos principais problemas comportamentais deste grupo alvo, como o alcoolismo, a violência, a delinquência e a prostituição, bem como a desencadear a implementação de projectos de combate ao analfabetismo e às doenças sexualmente transmissíveis.
A Direcção Provincial da Juventude e Desportos, acrescentou, quer estimular a participação dos jovens na promoção da saúde reprodutiva, programas de moralização juvenil e apoiar incondicionalmente os projectos dos Governo em curso em toda a província, virados à promoção de empregos e à satisfação do sonho da casa própria, através de fogos habitacionais.
“Um líder deve ser coerente e ter capacidade de formar outros líderes. Neste momento difícil que o país atravessa, estamos todos a cerrar fileiras para a diversificação da economia anunciada pelo nosso presidente e hoje cada um de nós deve ser um líder para a saída da crise", exortou o director provincial da Juventude e Desportos.

Tempo

Multimédia