Províncias

INAPEM certifica centenas de empresas

Mário Clemente | Huambo

O Instituto de Apoio a Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) do Huambo  certificou, desde o ano de 2012, 615 empresas, das quais 505 micro, 70 pequenas e 40 médias.

Fotografia: Edições Novembro

O director provincial da instituição, Domingos Chinhanga, disse que o número de empresas certificadas está aquém da quantidade existente na província. “As empresas que ainda não foram certificadas só procuram os nossos serviços quando pretendem financiamento bancário, já que para tal têm de ter um documento do INAPEM”, sublinhou.
Domingos Chinhanga disse que as empresas, depois de receberem os  certificados, usufruem de várias benesses, como a isenção de impostos e mais fácil acesso ao crédito bancário.  
Domingos Chinhanga sublinhou  que  muitos empresários da província do Huambo desconhecem os pressupostos obrigatórios que  levam à classificação de uma empresa como micro, pequena ou média, “daí que na altura da certificação às vezes se verifique alguma polémica”.
O INAPEM é um organismo afecto ao Ministério da Economia, que funciona como intermediário entre a classe empresarial e a banca. Além das funções de certificação de empresas, presta formação gratuita de empreendedorismo.

Tempo

Multimédia