Províncias

Inaugurada nova escola

Domingos Mucuta | Chibia

Alunos do ensino secundário no município da Chibia, na Huíla, passaram, desde princípios deste trimestre, a estudar em melhores condições, com a entrada em funcionamento de uma escola com 12 salas, construída de raiz.

O novo estabelecimento de ensino, oferecido por uma empreiteira que está a operar no troço rodoviário Lubango/Cunene, substitui o anterior espaço de quatro divisões onde funcionava, desde de 2005, a Escola de Formação de Professores.
O director da escola, Mateus Chicolassoni, disse que a instituição dispõe agora de condições para garantir uma melhor formação de quadros nas especialidades de ciências humanas, económicas, jurídicas e físico-biológicas.
Mateus Chicolassoni explicou que a instituição prevê formar 120 alunos, menos 60 que no ano passado.  Apesar das novas instalações escolares, o espaço onde funcionou a velha escola vai ser aproveitado para a construção, nos próximos anos, de áreas administrativas, bibliotecas, campos polivalentes e zonas verdes.
O apetrechamento da unidade escolar, com carteiras e mobiliário diverso, foi garantido pela direcção provincial da Educação da Huíla. Mateus Chicolassoni assegurou, ainda, que o mercado de emprego a nível da Chibia oferece possibilidades de enquadramento dos formados, principalmente nos sectores da Educação e Saúde.
Neste momento, a localidade continua com problemas no ensino superior, o que faz com que os jovens tenham de viajar para o Lubango para continuarem a estudar nas áreas de Medicina, Economia, Direito, Ciências da Educação, entre outros.

Tempo

Multimédia