Províncias

Instrumentos de trabalho entregues às populações

Justino Vitorino | Chiaca

Centenas de moradores da vila de Chiaca, na província do Huambo, estão a beneficiar, desde a semana finda, de bens alimentares e instrumentos de trabalho agrícola, entregues pela administração municipal do Chinjenje.

O donativo entregue pela Administração Municipal do Chinjenje visa minimizar as necessidades básicas da população do meio rural
Fotografia: Domingos Cadência

Os bens consistem em óleo alimentar, farinha de milho, feijão, arroz, açúcar, leite, massa alimentar, sabão,  roupas usadas, electrodomésticos, sementes, fertilizantes, enxadas, charruas, catanas, motorizadas e bicicletas.  
O administrador municipal do Chinjenje, Manuel da Cruz, afirmou ontem que a oferta enquadra-se no Plano Nacional de Desenvolvimento e Combate à Pobreza, que visa colmatar as necessidades básicas da população rural.
Manuel da Cruz explicou que a entrega dessa ajuda material compensa os camponeses dos efeitos da irregularidade das chuvas no município, que em épocas normais tem “boas colheitas de milho, feijão, soja e outros produtos”.
Zeferino Veloso, um dos beneficiários da oferta e responsável de uma cooperativa agropecuária, disse que esses bens minimizam as dificuldades que as populações rurais da região enfrentam.                                   

Via degradada

A degradação da estrada que liga as principais localidades do município do Chinjenje está a dificultar a deslocação dos camponeses e dos ­c­o­­merciantes da região. Apesar de alguns trabalhos de terraplanagem realizados no ano passado pelo Instituto de Estradas de Angola (INEA), a via rodoviária apresenta um avançado estado de degradação.
As intensas chuvas que caem na região podem paralisar a circulação rodoviária, que agora é limitada a motorizadas, se nenhuma intervenção for efectuada.
Devido a esta situação, a população da região tem muita dificuldade para adquirir bens de primeira necessidade.
O administrador municipal, Manuel da Cruz, afirmou que o estado da via que liga as vilas do Chinjenje e da Chiaca cria entraves à população e às actividades económicas, por condicionar o comércio local e o escoamento dos produtos agrícolas para os mercados.
Manuel da Cruz garantiu que o Governo Provincial do Huambo já ordenou a recuperação deste troço da principal estrada do município, com vista à retomada da circulação entre as duas localidades.
“Temos muitos produtos a estragarem-se nas zonas rurais devido à falta de transporte para o seu escoamento, pois o percurso está muito mal e precisa de ser reabilitado com urgência”, concluiu.

Tempo

Multimédia