Províncias

Jornalistas da Huíla convidados a concorrer

ARÃO MARTINS | Lubango

A directora provincial da Comunicação Social da Huíla, Rosa Gonçalves, exortou ontem, no Lubango, os profissionais dos diferentes órgãos locais a concorrerem ao Prémio Nacional de Jornalismo edição 2010.

A directora provincial da Comunicação Social da Huíla, Rosa Gonçalves, exortou ontem, no Lubango, os profissionais dos diferentes órgãos locais a concorrerem ao Prémio Nacional de Jornalismo edição 2010.
Rosa Gonçalves disse, em conferência de imprensa, que para o efeito os profissionais de comunicação social devem enviar os seus trabalhos para que sejam avaliados pelo júri do Prémio Nacional de Jornalismo, instituído há três anos.
Trata-se de uma valorização simbólica do trabalho e do reconhecimento da classe jornalística, tendo por objectivo estimular os trabalhos dos profissionais de informação e incentivá-los a prosseguir na melhoria da sua prestação, realçou Rosa Gonçalves.
“Alguns profissionais da Huíla têm demonstrado cepticismo quanto ao envio de reportagens para serem submetidas à avaliação dos jurados. Todavia, se os trabalhos a serem submetidos obedecerem aos requisitos exigidos, qualquer jornalista pode sair vencedor, tal como acontece com outras provinciais”, disse.
Entretanto, anunciou que o prémio provincial de jornalismo vai ser reactivado brevemente. “Estamos a trabalhar com as direcções provinciais dos órgãos de comunicação social da província e o Sindicato de Jornalistas local para estudarmos a melhor forma de reactivar o prémio provincial de Jornalismo, com a constituição de um novo júri e dos regulamentos”, sublinhou.
Rosa Gonçalves exortou a contribuição dos profissionais para que o projecto que visa valorizar e incentivar os profissionais na província seja um facto.
A última edição do prémio provincial de jornalismo na Huíla, realizado em 2007, foi ganho pelo jornalista Manuel Kassinda, de programas de Línguas Nacionais do Centro de Produção da TPA-Huíla, a quem coube um montante equivalente a cinco mil dólares. 

 

Tempo

Multimédia