Províncias

Jovens apostam no desenvolvimento

Victor Pedro | Sumbe

Jovens que visitaram sexta-feira a sede do Governo Provincial do Cuanza Sul, no Sumbe, no quadro das actividades alusivas ao Dia da Juventude, prometeram trabalhar mais com as estruturas provinciais e central do país no sentido de contribuírem para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Jovens de vários estratos sociais foram à sede do Governo Provincial do Cuanza Sul falar sobre os problemas que os afectam
Fotografia: Fernando Camilo | Edições Novembro | Sumbe

Antes da visita, os jovens tiveram um encontro de cortesia com a representante do secretário do governo, onde apresentaram algumas preocupações ligadas ao projecto de requalificação das cidades do Sumbe, Porto Amboim e Amboim (Gabela), conclusão da primeira fase do projecto da nova centralidade do Cuanza Sul, bem como assuntos relacionados com a distribuição de terrenos para a construção dirigida, extensão da nova rede de distribuição de água e outros.
António Correia, um dos jovens da comitiva que visitou o governo provincial, defendeu uma maior fiscalização por parte do Executivo, para que os programas e projectos dirigidos à província do Cuanza Sul tenham qualidade e sejam executados nos prazos estabelecidos.
Apontou o primeiro emprego, o acesso aos projectos dirigidos à juventude, habitação, acesso à formação superior para aqueles que residem fora dos municípios do Sumbe e de Porto Amboim, a falta de energia eléctrica no interior da província, a falta de infra-estruturas sociais, recreativas e desportivas como as principais preocupações da juventude na região.
Ogénia Neto, filiada no Conselho Provincial da Juventude, saudou a iniciativa, que, defende, permitiu aos jovens interagir com o pelouro governativo, pois “em conjunto é possível encontrar soluções para os principais problemas que afectam a população”.
Adiantou que durante os 15 anos de paz grandes passos foram dados e surgiram no Cuanza Sul diversas infra-estruturas nos domínios social e económico, como escolas, hospitais, centros médicos, estradas e aumento da capacidade de distribuição energia e água em muitas comunidades.
A jovem escuteira Gina Caetano comungou a mesma ideia sobre o trabalho feito nos últimos 15 anos de paz, apesar de o país ainda ter muito que trilhar, alertando para a necessidade de os jovens aproveitarem as oportunidades proporcionadas pelo Estado, através de infra-estruturas que têm facilitado uma formação académica, técnica e profissional de qualidade.
O director provincial da Juventude e Desportos, Agostinho Cassessa, disse que o objectivo da visita foi saber mais sobre o funcionamento da sede do governo provincial e dos projectos em carteira, bem como ajudar os jovens a exteriorizarem as suas ideias e pontos de vista sobre a actual situação social e económica da província.  Fez saber que várias actividades, como palestras sobre projectos dirigidos aos jovens, vão ser realizadas durante este mês dedicado à juventude.
Agostinho Cassessa exortou os jovens a não esperarem só dos projectos do Executivo e a terem iniciativas que possam contribuir para a diversificação da economia, crescimento do país e aumento de postos de trabalho.
 das actividades recreativas e desportivas, anunciou a realização da cruzada juvenil,  onde está prevista a participação de mais de 700 jovens.

Tempo

Multimédia