Províncias

Jovens exortados a participar de forma activa

Wesa Pascoal

A presidente do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) no Cuando Cubango pediu aos jovens que participem mais no processo de reconstrução da província para melhorar a vida dos seus habitantes, sobretudo os das áreas mais recônditas.

Carla Cativa disse que os comportamentos dos jovens reflectem a sociedade, pelo que é importante terem uma atitude participativa e intensificar o diálogo com os jovens e organizações representados no CPJ.
“A nossa energia e dinamismo devem ser canalizados para acções construtivas que dêem continuidade aos esforços dos que nos antecederam para se criarem melhores condições de vida para os jovens mais desfavorecidos, com formações constantes e trabalho digno”, declarou.
Nestes 40 anos de Independência Nacional, disse, o país registou muitas conquistas para a juventude, a nível da formação, saúde, emprego e habitação.
Carla Cativa salientou que isso evitou que alguns jovens seguissem o caminho das prostituições, drogas e outras práticas prejudiciais à estabilidade de qualquer sociedade.
Os jovens do Cuando Cubango, a exemplo dos de outras províncias, referiu, devem empenhar-se na luta pela inovação e modernidade.
O vice-governador para o sector Político e Social acentuou que, pela realização de palestras, conferências, torneios desportivos e outras acções que decorrerem até o final do mês, é possível congregar iniciativas de âmbito nacional, provincial e municipal.
Pedro Camelo disse ser importante reforçar o diálogo entre as instituições e os parceiros sociais da juventude para melhorar políticas e programas nacionais de protecção social e reflectir sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude 2014-2017.
O vice-governador para o sector Político e Social realçou também o interesse de definir novos conceitos, medidas e formas de actuação dos jovens para poderem colaborar na execução do Plano Nacional de Formação de Quadros, que pode ajudar a encontrar soluções técnicas que melhorem as suas capacidades técnicoprofissionais.

Tempo

Multimédia