Províncias

Jovens solidários reforçam reservas do hospital geral

João Salvo | Saurimo

Mais de 200 jovens afectos à Brigada Jovens Solidários (BJS) doaram sangue, na cidade de Saurimo, à hemoterapia do Hospital Provincial da Lunda Sul, num gesto que tem como objectivo minimizar a carência que se regista naquela unidade sanitária.

Brigada Jovens Solidários (BJS) doaram sangue
Fotografia: Jaimagens

A campanha, de acordo com a assistente nacional da BJS, Rosa Domingos, constitui uma resposta ao pedido de sangue manifestada pelas autoridades sanitárias da província.
O gesto, que juntou jovens idos das províncias de Luanda, Lunda Norte e Lunda Sul, esta última na qualidade de anfitriã, demonstra a “nossa solidariedade em apoiarmos todos aqueles que necessitam de sangue”, afirmou Rosa Domingos, que acrescentou que a doação contemplou igualmente o leque de actividades programadas em alusão ao quarto aniversário da associação, assinalado ontem.
A directora do Hospital Geral da Lunda Sul, Hortênsia Miguel, louvou a iniciativa da BJS, que no seu entender vai contribuir para suprir a escassez do “ líquido que dá vida”. A secção da hemoterapia recebe em média 15 a 20 pacientes por dia com necessidades de sangue, com as crianças a liderarem a lista. O grupo O e RH positivo e A,B e O negativo são os mais procurados.
Hortênsia Miguel considera que doar sangue representa, acima de tudo, a solidariedade dos jovens para com o próximo.

Tempo

Multimédia