Províncias

Administrações do Kuando-Kubango com meios suficientes para agricultura

Carlos Paulino | Menongue

A agricultura no Kuando-Kubamgo vai ganhar um novo impulso na próxima campanha agrícola, com a entrega aos camponeses de 45 tractores com alfaias e atrelados, na cidade de Menongue, pelo governador da província.

A agricultura no Kuando-Kubamgo vai ganhar um novo impulso na próxima campanha agrícola, com a entrega aos camponeses de 45 tractores com alfaias e atrelados, na cidade de Menongue, pelo governador da província.
Eusébio de Brito salientou que dos meios entregues para cada município, quatro tractores vão estar ao serviço das Administrações Municipais e um para as autoridades tradicionais, com vista a contribuir para uma produção agrícola em grande escala e que possa melhorar substancialmente a dieta alimentar da população da região.  Além destes meios de produção, o governador do Kuando-Kubango assegurou que as Administrações Municipais estão a ser reforçadas com cinco técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), de forma a permitir melhor manuseamento e manutenção dos equipamentos.
 No âmbito do programa de emergência para o sector da agricultura, o Instituto de Desenvolvimento Agrário no Kuando-Kubango recebeu do ministério de tutela 50 tractores, 350 toneladas milho, 210 de feijão manteiga, 50 de massambala, 100 de adubo, 90 mil catanas, 70 mil enxadas europeias, 20 mil limas, 900 machados e 12 bulldozers.
 Para o próximo ano, está prevista a chegada de moagens, motobombas, cabeças de gado bovino, colmeias, charruas de tracção animal, sementes, adubos, catanas e enxadas que vão ser distribuídos gratuitamente aos camponeses associados em cooperativas em todos os municípios da província.
Os meios de produção vão ser distribuído igualmente no pólo de desenvolvimento do Missombo e a pessoas singulares que demonstrarem capacidade para a prática da agricultura.
  O governador Eusébio de Brito Teixeira pediu a todos os administradores municipais e autoridades tradicionais para fazerem chegar os meios que estão a receber a todos os camponeses das suas áreas de jurisdição, com vista a permitir que a província do Kuando-Kubango possa alcançar níveis satisfatórios de produção agrícola.  
 
Sistema de energia solar

 
Eusébio de Brito Teixeira inaugurou a fase experimental de cinco dos 20 sistemas de energia solar da província, no quadro do programa de electrificação rural.

Tempo

Multimédia