Províncias

Administradores municipais aperfeiçoam conhecimentos

Carlos Paulino | Menongue

Os administradores dos nove municípios da província do Kuando-Kubango e os seus adjuntos participam desde terça-feira em Menongue, de um curso intensivo para gestores municipais e unidades urbanas.

Panorâmica da cidade de Menongue que acolhe a acção formativa para os administradores
Fotografia: Carlos Paulino

A acção formativa, promovida pelo Instituto de Formação de Administração Local (IFAL), tem a duração de um mês, com vista a munir os administradores municipais e seus adjuntos de conhecimentos sobre o regime jurídico e a tutela administrativa, delimitação de competências, normas e procedimentos administrativos.
Nesta formação, os administradores de Menongue, Cuchi, Cuito Cuanavale, Cuangar, Calai, Dirico, Mavinga, Nancova e Rivungo vão abordar, ainda, temas como a contratação pública e gestão patrimonial. Os participantes vão, ainda, abordar questões relacionadas com a gestão de recursos humanos, gestão dos serviços públicos e municipalizados, modelo de prática de gestão pública e local, gestão de desastres, planeamento e desenvolvimento económico, estratégico operacional e de ordenamento do território.
O desenvolvimento urbanístico e indicadores de desenvolvimento sustentável, o regime financeiro local, técnicas de tributação e administração de receitas, liderança social e tradicional sobre o princípio do poder local, gestão de conflitos de terra e liderança e gestão de equipa são outros temas.
O coordenador do curso, Afonso Alberto, disse que foram mobilizados 13 formadores de diversas especialidades, que têm a missão de transmitir conhecimentos aos participantes, no sentido de se melhorar a gestão das administrações municipais e unidades urbanas.

Tempo

Multimédia