Províncias

Aeroporto de Menongue está encerrado

Carlos Paulino | Menongue

O aeroporto Comandante Kwenha, da cidade de Menongue, capital do Kuando-Kubango, está encerrado desde quinta-feira, para facilitar as obras de reabilitação e ampliação, iniciadas em 2008.

A pista do aeroporto Comandante Kwenha está a ser ampliada e alargada para melhorar a circulação de aeronaves
Fotografia: Carlos Paulino| Menongue

O aeroporto Comandante Kwenha, da cidade de Menongue, capital do Kuando-Kubango, está encerrado desde quinta-feira, para facilitar as obras de reabilitação e ampliação, iniciadas em 2008.
O director provincial em exercício da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (Enana), José Pinto, adiantou que as obras, a cargo da empresa de construção civil cubana Imbondex, vão ser executadas no prazo de três meses.
A empreitada, que contempla a extensão da pista de 3.500 para 3.700 metros de comprimento, prevê a ampliação da largura de 30 para 45 metros. Consta do projecto a construção de uma nova torre de controlo, que vai ser equipada com instrumentos de navegação de última geração e uma aerogare com direito a tapete rolante, para a entrega da bagagem dos passageiros. />O projecto prevê também a construção de zonas de abastecimento das aeronaves e uma unidade dos serviços de bombeiros.
José Pinto sublinhou que, depois das obras, o aeroporto fica com capacidade para receber aviões de grande porte, incluindo os novos aviões adquiridos pela companhia aérea de bandeira, o Boeing 777-300 e 737-700 ER.
O chefe de escala de Menongue, Sebastião de Sousa, assegurou que, enquanto decorrerem os trabalhos no aeroporto, a TAAG vai continuar a transportar os passageiros que tenham como destino a cidade de Menongue e vice-versa, através do aeroporto Joaquim Kapango, da vizinha cidade do Cuito (Bié). Para o efeito, a TAAG tem já preparado um autocarro que vai ligar as cidades de Menongue e do Cuito, num percurso de 347 quilómetros, para o transporte dos passageiros e que vai ser feito todas as terças, sextas e sábados.

Tempo

Multimédia