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Agrupamentos de escolas facilitam a monodocência

Lourenço Bule | Menongue

A criação das Zonas de Influências Pedagógicas (ZIP) está a estimular a monodocência na província do Kuando-Kubango, garantiu ao Jornal de Angola, em Menongue, o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.

Miguel Kanhime “Kazavube” disse que as ZIP foram criadas em regime de planificação, para aproveitar o conhecimento e superação dos professores que têm formação pedagógica no primeiro ciclo, de modo a estarem preparados para leccionar todas as disciplinas.
Para o êxito deste programa, foram aglomeradas seis escolas do primeiro ciclo que dependem de uma única, onde nos finais de cada semana os professores passam a ter uma formação contínua para uniformização e domínio dos conteúdos de todas as disciplinas.
Miguel Kanhime “Kazavube” afirmou que no Kuando-Kubango as ZIP têm vindo a proporcionar inúmeras melhorias no ensino em relação à monodocência, além de acabarem com a diferença na agregação pedagógica dos professores, ou seja, os docentes do ensino primário e do primeiro ciclo são considerados técnicos médios e podem leccionar todas as disciplinas. /> Miguel Kanhime “Kazavube” reconheceu que, a nível da província do Kuando-Kubango, existem várias comunas sem escola, o que origina um elevado número de alunos que estudam debaixo de árvores e em capelas. O sector tem o registo de pouco mais de 29 mil crianças fora do sistema de ensino, devido à falta de salas e de professores, principalmente nas áreas mais recônditas. Na província há um total de 683 salas e para resolver este problema são necessárias, pelo menos, mais 2.500 turmas.
“Enquanto a situação persistir, vamos continuar a trabalhar em função da realidade da região, procurando espaços livres, capelas e a construir salas de chapa de zinco improvisadas, para que os nossos educandos não fiquem sem aprender a ler e escrever”, frisou. O Governo Provincial tem projectada a construção, até 2017, de mais 189 escolas, de modo a absorver as 29.031 crianças que se encontram fora do sistema de ensino.

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