Províncias

Alunos desistem por falta de transporte

Weza Pascoal | Menongue

Mais de 100 alunos do Instituto Médio Agrário (IMA) do Missombo, cerca de 18 quilómetros da cidade Menongue, abandonaram as aulas, desde o princípio do presente ano lectivo, por falta de meios de transporte, revelou ontem o director pedagógico.

O instituto arrancou este ano com vários cursos dois dos quais do ensino de base nas especialidade de pecuária e agricultura
Fotografia: Dombele Bernardo

Aseres Elavoco Agostinho disse ao Jornal de Angola que situação deve-se, sobretudo, pelo facto da maioria de alunos e professores viver no centro da cidade de Menongue, onde não existe táxis regulares ou outros transportes públicos para a zona do Missombo.
No princípio do ano, o Instituto Médio Agrário tinha matriculado 265 alunos, mas actualmente conta apenas com a presença regular de 145, uma cifra que pode baixar a qualquer altura.
O I MA do Missombo, inaugurado em Fevereiro pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, dispõe apenas de quatro professores efectivos e 20 colaboradores.

Professores colaboradores

Os professores colaboradores ainda não recebem os salários por causa da inexistência de um orçamento para o efeito.
Apesar deste constrangimento, os docentes continuam a trabalhar. “Nós não podemos exigir muito destes professores, uma vez que eles não recebem nenhuma remuneração pelo trabalho que prestam à nossa instituição e, principalmente, pela falta de meios de transporte.
Mesmo assim, têm estado a trabalhar de forma árdua e com espírito de patriotismo”, disse Aseres Agostinho. O IMA arrancou, no presente ano lectivo, com cinco cursos, dos quais dois do ensino de base nas especialidade de pecuária e agricultura. No ensino médio há formação nas áreas de produção animal e vegetal. O director pedagógico disse que, para o pleno funcionamento do Instituto, são necessários 222 funcionários, dos quais 123 professores, 60 trabalhadores administrativos e 35 coordenadores. A escola não tem funcionários para a limpeza, estando, neste momento, o saneamento básico do recinto a depender dos próprios alunos.
O Instituto tem falta de uma oficina, de laboratório e de meios técnicos para a realização das aulas de mecanização (aulas práticas).

Tempo

Multimédia