Províncias

Alunos preparados para o ensino superior

Cláudia Muhatili | Menongue

Pelo menos 148 Estudantes finalistas do Instituto Médio de Administração e Gestão “23 de Março”, na província do Kuando-Kubango, estão a ser submetidos a provas de aptidão profissional, visando a sua inserção no ensino superior ou no mercado de trabalho.

Os 148 finalistas pertencem aos cursos de Contabilidade, Secretaria e Informática. O director do instituto, Domingos Cassela, afirmou que as provas têm como objectivo apurar as aptidões de cada aluno, adquiridas no decurso de três anos de ensino e aprendizagem.
Segundo Domingos Cassela, os que forem apurados ficam habilitados a concorrer a uma vaga na Escola Superior Politécnica de Menongue, da Universidade Mandume ya Ndemofayo, com sede na cidade do Lubango.
Domingos Cassela revelou que participam nos concursos 50 finalistas do curso de Contabilidade, igual número do Secretariado e 48 do curso de Informática e Gestão.
A prova de aptidão profissional é feita por grupos de cinco a dez estudantes, que escolhem um tema relacionado com a sua área de aprendizagem.
Os temas escolhidos são defendidos em grupos e posteriormente de forma individual, através de um júri de professores.
O vice-governador para o sector político e social, Pedro Camelo, disse que, para uma melhor inserção profissional no mercado do trabalho, os quadros devem ser competentes e estar bem preparados.

Tempo

Multimédia