Províncias

Assistência médica alvo de avaliação

Lourenço Bule | Menongue

Responsáveis  da saúde no Kuando-Kubango participaram num seminário metodológico destinado a esclarecer o conteúdo das leis relacionadas com o funcionamento das unidades sanitárias e sobre a assistência médica e medicamentosa às populações.

Registadas melhorias no sector da Saúde
Fotografia: Jornal de Angola

O chefe de departamento de inspecção administrativa e finanças do Ministério da Saúde, Garcia Quitari, reconheceu que, apesar das melhorias significativas dos serviços prestados pelas  unidades sanitárias,  como resultado dos investimentos feitos pelo Executivo, ainda há muito por fazer, tendo em conta as crescentes ocorrências de várias doenças que acabam por se traduzir em mortes.
O director provincial da saúde no Kuando-Kubango, Fernando Cassanga, referiu que o número de pessoas que morrem por malária, diarreias agudas, sarampo e má nutrição nas unidades hospitalares diminuiu para 30 por cento, fruto dos vários investimentos feitos, sobretudo na construção de unidades sanitárias, aquisição de equipamentos e medicamentos. No entanto, continua a haver falta de quadros especializados em várias áreas.
O sector da saúde na província do Kuando-Kubango, referiu, vai intensificar a colaboração com a Polícia Económica e o Instituto de Defesa do Consumidor, (INADEC) para  a supervisão e monitorização da venda de fármacos nos mercados paralelos.

Tempo

Multimédia