Províncias

Associação oferece toneladas de bens

Carlos Paulino | Cuito Cuanavale

A Associação dos Jovens Angolanos Provenientes da República da Zâmbia (AJAPRZ) doou a deficientes físicos, idosos e antigos combatentes do Cuito  Cuanavale mais de 30 toneladas de bens diversos.

Ofertas de bens alimentares servem de homenagem à população do histórico município do Cuito Cuanavale sobretudo do bairro Sá Maria
Fotografia: Jornal de Angola

Entre os artigos oferecidos, no âmbito do programa das festividades do 71º aniversário do Presidente José Eduardo dos Santos, contavam-se  arroz, açúcar, fuba de milho, massa alimentar, óleo vegetal, atados de roupa usada, cobertores, computadores portáteis, geleiras, fogões a gás, televisores, geradores, motorizadas de duas e três rodas, bicicletas, muletas canadianas, cadeiras de roda, catanas, enxadas, sementes, cadernos, banheiras, lanternas, sabão e equipamentos desportivos.
O presidente da AJAPRZ afirmou aos jornalistas que as ofertas eram mais uma homenagem à população do histórico município do Cuito Cuanavale, sobretudo do bairro Sá Maria, crucial no apoio aos ex-militares das FAPLA que derrotaram as tropas sul-africanas do apartheid. “Queremos com este gesto dizer com a população do Cuito Cuanavale que estamos com o Presidente da República a quem damos os parabéns e desejamos longos anos de vida e que continue a trabalhar com o mesmo afinco para o país prosseguir na senda do desenvolvimento socioeconómico destinado a melhor a dignidade do povo angolano”, disse Bento Raimundo.
A AJAPRZ, prometeu, vai continuar a desenvolver actividades do género, pois a guerra que assolou o país deixou muitas pessoas em estado de vulnerabilidade e o Executivo não consegue resolver este problema sozinho e precisa do apoio de associações e pessoas singulares.Bento Raimundo declarou sair satisfeito do Cuito Cuanavale e do Kuando-Kubango em geral por o Governo Provincial “estar a realizar um grande trabalho para a melhoria das condições de vida da população, com a oferta dos principais bens e serviços, como escolas, postos de saúde, habitação, estradas e pontes”.
 O vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas agradeceu o gesto da AJAPRZ, “um grande parceiro do Executivo no apoio aos que vivem com mais dificuldades”. Joaquim Malichi salientou a importância dos meios entregues que “faziam muita falta à população” e que “vão suprir por algum tempo as dificuldades que enfrentava sobretudo em termos de alimentação e vestuário”.
  O soba do bairro Sá Maria, Ernesto Mbangu, disse que o gerador que lhe foi oferecido “fazia muita falta” por a sua circunscrição não ter ainda energia eléctrica para a conservação dos bens alimentares e para acompanhar as emissões da Rádio e da Televisão. 
 Chicua Mulalu, que combateu na batalha do Cuito Cuanavale e recebeu uma motorizada de três rodas, sublinhou que isso lhe “vai facilitar a deslocação e o transporte de mercadorias do campo para a cidade e vice-versa”.
 “Anteriormente tinha de andar mais de dez quilómetros até a lavra, mas com a motorizada esse sofrimento fica para traz e ainda tenho oportunidade de aumentar a produção”, referiu.
A AJAPRZ realizou no município do Cuito Cuanavale actividades musicais e culturais e uma partida de futebol de 11 entre duas equipas locais, também no âmbito das comemorações do aniversário do Presidente José Eduardo dos Santos.

Tempo

Multimédia