Províncias

Aumenta stock de sangue em Menongue

O Hospital Central de Menongue, na província do Cuando Cubango, registou, nos últimos dias, um aumento da reserva de sangue, com a doação de 35 litros, numa recolha dos voluntários da Brigada Jovens Solidários (BJS).

O director do hospital, Jacinto Guedes, considerou que a iniciativa dos 150 jovens voluntários veio atenuar os efeitos negativos que a falta de sangue tem causado aos pacientes que acorrem à unidade sanitária. A doação vai beneficiar, também, doentes de outras unidades, como a maternidade, pediatria e o hospital municipal, que dependem frequentemente do banco de sangue do hospital central.

Transfusões diárias

Jacinto Guedes disse que o Hospital Central de Menongue realiza, em média, três a quatro transfusões de sangue diárias:  “quando não temos sangue, são os próprios familiares dos pacientes que doam o produto”. A secretária da Brigada Jovens Solidários (BJS), Raquel da Lomba, destacou que dar sangue “é um acontecimento de amor” uma vez que visa salvar vidas humanas.
Raquel da Lomba afirmou que a instituição filantrópica, fundada em 2012, tem 3.000 associados. Um dos requisitos para integrar a Brigada Jovens Solidários (BJ é o amor ao próximo e vontade de servir como voluntário, segundo Raquel da Lomba .
Até agora, a brigada já passou por 16 províncias, para levar solidariedade, faltando apenas o Moxico e Cunene.

Tempo

Multimédia