Províncias

Baixas temperaturas provocam doenças

Carlos Paulino | Menongue

A cidade de Menongue está a registar temperaturas muito baixas, que às primeiras horas do dia chegam aos zero graus, situação que está a provocar gripes e tosses constantes nos adultos e o surgimento de pneumonias nas crianças.

Autoridades aconselham a população a redobrar esforços para evitar certas doenças
Fotografia: Weza Pasco

O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Cuando Cubango, Luzamba Kabamba, disse que as entidades sanitárias da província estão preparadas para o tratamento destes casos e pediu à população para redobrar esforços na compra de agasalhos, para melhor se proteger das doenças respiratórias, muito frequentes neste período do ano.
As baixas temperaturas provocam o surgimento de doenças respiratórias agudas e infecções da pele, sobretudo em crianças e idosos, que são os mais vulneráveis, devido à fragilidade do organismo.
“O ser humano precisa de fazer exercício físico para manter uma temperatura corporal de, pelo menos, 36 graus e consumir alimentos quentes e fruta.
 Também deve lavar as mãos com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar”, explicou.Segundo o representante da Organizações Mundial da Saúde no Cuando Cubango, as pessoas que eventualmente venham a contrair gripe devem ficar em casa até estarem curadas, por se tratar de doença contagiosa.

Roupas de Cacimbo

O Jornal de Angola constatou, junto de algumas lojas, haver falta de roupas apropriadas para o cacimbo, o que está a obrigar algumas pessoas a recorrerem ao mercado informal da cidade, onde as roupas usadas (fardo) oferecem uma diversidade de agasalhos para esta época do ano. Nas lojas, além da pouca oferta, um casaco ou uma calça de ganga são cinco vezes mais caros que no mercado informal, o que se deve, segundo o responsável de uma das lojas de Menongue, ao facto de os comerciantes terem de pagar taxas mais elevadas para desalfandegar as mercadorias importadas.
 O preço de um casaco, ou calça de ganga, pode custar até 12 mil kwanzas no mercado formal.

Tempo

Multimédia