Províncias

Carros de serviço entregues a sobas

Lourenço Bule| Menongue

As autoridades tradicionais da província do Kuando-Kubango estão desde segunda-feira em melhores condições de se deslocarem às várias áreas sob sua jurisdição, depois de receberem cinco viaturas de serviço, de modlo todo-o-terreno, das mãos do governador da província, Higino Carneiro.    

Os sobas receberam viaturas de marca Toyota Land Cruiser 4X4, para facilitar o acesso às comunidades e zonas de difícil acesso e desenvolverem melhor a sua actividade e avaliarem os problemas locais.
As autoridades tradicionais de Menongue, António Augusto, também conhecido por Mwene Vunongue, do Cuchi, Carlos Kangandzi (Mwene Mucuva), do Cuito Cuanavale, Chicua Njamba (Mwene Bingo Bingo), do Cuangar, Adriano Shitequeta (Mwene Mangondo) e do Dirico, Avelina Kandijimi (Mwene Mutango) foram os contemplados.
O governador Higino Carneiro disse que a entrega dos meios de transporte aos sobas da província foi feita de acordo com uma orientação do Presidente da República, para facilitar a movimentação destas autoridades nos seus contactos com as comunidades.
A autoridade do grupo étnico Sambiós, Avelina Kandijime (Mwene Mutango), disse que este gesto do Presidente vem dar outra dignidade às autoridades tradicionais, pondo fim à situação de serem obrigados a fazer longos percursos a pé.
“Ficávamos mais de uma semana a caminhar para encontrar as comunidades, mas hoje, esta prática fica para trás, porque podemos ir a todas as aldeias e comunas”, alegrou-se.
Mwene Mangondo, do município do Cuangar, disse que este meio vai facilitar a rapidez no contacto com as comunidades e substituir o tractor de tracção animal.
“Antes, usava um tractor para chegar às comunidades, facto que me tirava algum prestígio diante das populações que contactava”, lamentou o sobaMwene Mangondo, que salientou o aparecimento de vários bairros, aldeias e quimbos, o que exigia um grande esforço, mas com a atribuição de viaturas todo-o-terreno a tarefa fica facilitada.

Tempo

Multimédia