Províncias

Casos de malária muito elevados

Um total de 26.705 casos de malária foram diagnosticados na província do Kuando- Kubango durante o primeiro trimestre de 2013, dos quais 219 resultaram em óbitos, revelou a supervisora local do Programa de Combate à Malária.

Juliana Candjuluca disse à Angop que, deste número, 8.283 foram diagnosticados em crianças dos zero aos quatro anos, 6.999, dos cinco aos 14 anos, 9.224 em adultos e 2.199 em grávidas.
Relativamente às mortes, 136 são de menores de quatro anos, 51 na faixa etária dos cinco aos 14 anos, 31 de adultos e uma grávida, segundo Juliana Candjuluca .
Actualmente, acrescentou  a supervisora local do Programa de Combate à Malária, estão a ser levadas a cabo, em toda a extensão da província, palestras de sensibilização sobre a prevenção da doença, testes rápidos de diagnóstico de novos casos, distribuição de mosquiteiros a todas as crianças internadas nas unidades hospitalares e às que consultam os serviços de saúde.
Para o tratamento ambulatório, estão a ser administradas aos doentes doses terapêuticas. De acordo com a coordenadora Juliana Candjuluca, o Programa Provincial de Combate à Malária tem trabalhado para reduzir esta doença.

Tempo

Multimédia